quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Canudos









Se a religiosidade praticada em torno do Padre Cícero presupunho a uma aceitação das régras politicas e sociais do pais,uma outra figura,muito mais controversas como arma de contestação social. Antônio Vicente Mendes Maciel,nasceu em 1828 em Quixeramobim;interior do Ceará.Tornou-se beato e pregador em 1972,depois de abandonado por sua mulher.
Foi preso diversas vezes, acusado de perturbar a ordem pública e de encorajar a desobediência ás instituições civis e religiosas.Apesar disso,sua  fama se alastrou pelo nordeste.Por muitos era tido como profeta,um homem de Deus.
Após a proclamação da República,Conselheiro e alguns de seus seguidores reagiram publicamente á cobrança de impostos pelos governo.Numa localidade baiana,queimaram os editais em uma ruidosa manifestação.O governo enviou,para prendê-lo,uma tropa com 35 soldados que acabaram derrotados pelos fieis.Com seus seguidores ergueu um arraial, próximo a um rio chamado Vaza-Barris,onde havia umas poucas e humildes casas habitadas por algumas famílias.A região era árida,o solo pedregoso e,durante as épocas de seca prolongada,a água só era obtida em  pequenas poços perfurados no fundo do ressecado leito do rio.Antônio Conselheiro chamou a localidade de Belo Monte,mas. devido á abundância de um tipo de vegetação denominado Canudo-de-Pito, o Lugar ficou conhecido como Canudos. 
Se a região não correspondia ás antigas,mas sempre repetidas,descrições do Paraíso Terrestre,com farta vegetação,riquezas e rios de leite e mel,os seguidores de Conselheiro tornaram-no um próspero povoado.Com o trabalho comunitário,os habitantes de Canudos dedicavam-se á pecuária e á agricultura e praticavam o comércio com as cidades vizinhas.Uma parte de que todos produziam era destinada a um fundo comum,cuja função era amparar os habitantes mais necessitados e realizar as "grandes" obras: a igreja e a escola.O acesso á terra e o trabalho comunitário tornaram Canudos a segunda maior cidade da Bahia,onde, curiosamente,não circulavam dinheiro.
A existência de uma comunidade que não se encontrava a mercê dos coronéis e escapava ao controle do Estado e da igreja foi entendiada como uma ameaça.De certo modo,era verdade .Canudos transformou-se na concretização do sonho dos sertanejos de ter uma vida com mínimo de dignidade.
Em novembro de 1896 foi enviada uma primeira expedição militar a Canudos.A vitória dos conselheiristas aumentou o temor das autoridades.Aumentou também a popularidade do beato no Nordeste.Em janeiro do ano seguinte, uma nova expedição, com cerca de 600 homens armados,foi igualmente derrotado.Em fevereiro,foi organizada a terceira expedição,com cerca de 1200 soldados e forte armamento,incluindo quatro canhões,sob as ordens do Coronel Antônio Moreira César,vitorioso comandante de tropas do Exército contra os federalistas no Sul.A derrota foi  fragorosa.
Na capital Federal em nas grandes cidades brasileiras corriam boatos sobre a ajuda que os habitantes de Canudos estariam recebendo dos monarquistas,a fim de derrubar a República.A comunidade de vaza-Barris era,no começo de 1897,a própria encarnação do mal, a antítese da legalidade republicana. Enfurecidos,grupos republicanos atacavam portugueses e baianos no Rio de Janeiro,por serem identificados como monarquistas e conselheiros.Novamente os Jacobinos brasileiros sairam as ruas em defesa da República.Em pronunciamente á nação,divulgado pelos jornais,o presidente Prudente de Morais anunciou que o Exército "destroça-rá os que ali estão envergonhando a nossa civilização".
Após cerca de quatro meses, em outubro do mesmo ano,foram lançados as ofensivas finais. umas mês antes morrerá Antônio Conselheiro.As esperanças se perdiam para a comunidade.Aceitando um acordo proposto pelo comandante militar,um grupo de 1000 pessoas,compostos de mulheres,crianças e velhos,na maioria ,resolveu se entregar.Foram todos assassinados e tiveram seus corpos queimados.Os demais cercados pela forças militares,foram praticamente dizimados pela ofensiva.As cenas retratadas pelos jornalistas que acompanhavam a expedição são de extremo horror.Como de horror foi o destino das meninas da comunidade,vitima de estupros e muitas delas obrigadas pelos soldados a se prostituirem.
No Rio de Janeiro,o clima de comemoração foi interrompido por um fracassado atentado ao presidente Prudente de Morais, possivelmente organizado pelos Jacobinos.Em Canudos,a destruição foi completa.Mesmo assim,12 anos depois,alguns seguidores do Conselheiro voltaram a habitar a região.O nome do beato permanece ,até hoje,carregado por lendas milagrosas,no imaginário popular nordestino.E a questão da terra no Brasil permanece em aberto.             



Nenhum comentário:

Postar um comentário